Desenho do Vagn e Texto do Ziraldo na contra capa do livro "Ninguém Segura Caratinga" / 2007 |
O Brasil tem mais de cinco mil municípios. Embora seja o país da piada pronta como diz o Zé Simão não tem tantos cartunistas. Não chega a dar um por município, embora qualquer cidade brasileira tenha seu engraçadinho.
Acontece que nem sempre o cartunista ou chargista, ou caricaturista precisa ser bem-humorado. Só para contrariar a regra, a progressista cidade mineira de Caratinga tem onze talentosos rapazes se exercendo na área, seja lá mesmo ou em volta.
Dos que estão neste livro, cinco trabalham ou trabalharam na grande imprensa do país como o Lane que está há vinte e cinco anos fazendo a charge diária do “Jornal de Brasília” mais o Mayrink, o terceiro a chegar à Corte, o Edra que é o inventor e êmulo do Salão Internacional de Humor da cidade e os Irmãos Brother, Zélio e eu.
O Edra voltou pra cidade depois de publicar em vários jornais do país e montou lá a editora que está lançando este livro. Que é uma homenagem à mais doce das figuras que Caratinga mandou para o mundo e o mundo mandou para o Céu: o Vagn. Ele foi o inspiradíssimo e surpreendente desenhista-de-humor que encantou a jovem intelligentsia carioca nos agitados anos da repressão, uma das figuras proeminentes do “O Sol”, o inesquecível jornal do Reynaldo Jardim. (Ziraldo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário