Diário de Caratinga / 29 de novembro de 2008 |
Apesar de ainda não ter havido pronunciamento oficial do prefeito quanto à destinação do local para a obra em andamento, o espaço do antigo armazém da Conab – próximo à estação – já é dado como certo para servir ao Mercado Municipal ou Feira Livre, como alguns têm preferido se referir aos serviços que já foram iniciados.
No entanto, haveria um acordo entre o prefeito Ernani – ainda não confirmado por ele – e o artista Ziraldo – que confirma o acordo – para a criação da Casa Ziraldo Arte e Cultura, e de que o local escolhido numa visita do artista à Caratinga por ocasião de inauguração de obras públicas, teria sido o espaço do antigo armazém do Instituto Brasileiro do Café (IBC), hoje sob administração da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento S/A).
Ontem, o prefeito e sua assessora –chefe de comunicação estavam viajando. O cartunista Edra, interlocutor do projeto a critério do próprio Ziraldo, prefere se ater aos fatos da criação da Casa e dos andamentos do processo já concluídos, evitando entrar no mérito de que a Casa seja melhor do que a feira ou vice-versa para a questão do local, escolhido.
“Mesmo porque o projeto inicial da Casa Ziraldo envolvia um imóvel de menor porte, mas como o prefeito acertou com o Ziraldo a cessão em comodato do galpão do ex-IBC, o Ziraldo pediu que eu providenciasse o desenrolar do projeto em cima desse local que na verdade tem espaço de sobra para abrigar as duas atividades que seria uma fator agregador”, ele explica.
Ziraldo já confirmou que fornece todo o seu acervo – e que valem alguns milhões de dólares, segundo ele mesmo revelou – para a Casa de Caratinga, se ela for criada. “Ele anunciou que doará seu acervo, e o Hamprey, chefe de Gabinete do prefeito pediu que eu acertasse a papelada da criação da Associação que será mantenedora da Casa, já que a cessão de uso em regime de comodato precisa ser feita à pessoa jurídica, a Associação está formada e será apresentada na próxima segunda-feira em evento no Vind’s Plaza Hotel às 20h, aprovou o projeto arquitetônico executado pelo arquiteto Leonardo Caetano, só que agora, pelo que estamos sabendo, estamos sem local para acomodar a Casa, portanto, aguardamos um posicionamento do prefeito para saber o que fazer”, diz Edra.
O galpão do extinto IBC está estabelecido numa área de 1.875 metros quadrados. A proposta do projeto da Casa Ziraldo é servir como veículo difusor de educação, cultura e cidadania da microrregião de Caratinga, “ se instituindo como espaço fomentador de transformações sócio-culturais desta coletividade”., defende Edra, apoiado por Ziraldo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário