segunda-feira, 29 de abril de 2019

Edra: Minha História Com o Diário de Caratinga / 2015

Entrevista especial para a edição comemorativa dos 20 anos do Diário de Caratinga

Edra está entre os principais cartunistas do país. Com premiações internacionais, temtrabalhos publicados em revistas e jornais brasileiros e do exterior. Seus desenhos são solicitados por algumas das principais editoras brasileiras e são temas de em diversas provas de vestibular. Na comemoração dos 20 anos do Diário de Caratinga, o cartunista caratinguense fala de sua ligação com o nosso jornal. 

 Minha história com o Diário de Caratinga é um capítulo muito significativo na minha vida e muito importante profissionalmente por vários aspectos. Conseguir o respeito e admiração pelo seu trabalho justamente onde também nasceu Ziraldo, um caratinguense dos mais ilustres e um ícone entre todos nós cartunistas, convenhamos, não é uma tarefa das mais fáceis. 
 Fazer charge numa cidade do interior, onde os fatos e as pessoas estão estreitamente interligadas, nas ruas, em todas atividades profissionais e sociais não é nada fácil. E este um dos fatores primordiais para que eu aceitasse este desafio, com o propósito de ter uma atuação de cidadania mais acentuada na cidade onde nasci e que muito amo. E foi justamente num dos momentos mais dramáticos que se abateu em nossa cidade, nas enchentes de 2003 e 2004 foi a minha retomada aqui no Diário, ( antes, em 1997, fiz charges quando ainda era Diário do Aço/Caratinga que originou o livro “Bagunçaram o Meu Coreto) quando completei um ciclo de dez anos totalizando mais de 2000 charges abordando os mais variados temas, desde os mais amenos, passando pela rivalidade dos atleticanos e cruzeiros até aos acontecimentos mais polêmicos. 
 Para registrar esta saga fiz uma exposição comemorativa na Casa Ziraldo de Cultura, no Casarão das Artes e lancei simultaneamente cinco livros numa coletânea completa das charges publicadas nestes 10 anos. Acredito que o fruto desta parceria de muito valeu para a nossa cidade e que será um marco importante na história da nossa comunicação. Dei uma pausa providencial e depois de dois anos estou de volta, com todo vapor, às páginas do Diário de Caratinga justamente quando este conceituado jornal atinge a expressiva marca de 20 anos de circulação, com credibilidade e cada vez mais inserido no contexto geral de nossa cidade e dos costumes de nossa gente. 
 Deixo aqui os meus calorosos parabéns, indistintamente, à toda equipe do Diário de Caratinga, da qual, com orgulho e felicidade posso dizer que faço parte, com os meus simples traços e uma pitada de humor necessária para amenizar um pouco a pegada do nosso cotidiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário