sexta-feira, 23 de setembro de 2022

Cartunista Edra Participa de Exposição/Homenagem ao Angeli, no Memorial da América Latina (SP)

Diário de Caratinga - Edição 23/09/2022

 O artista caratinguense também está presente na exposição de cartuns sobre tecnologia, em Volta Redonda(RJ) 

    O cartunista caratinguense Edra está participando da exposição ´´Angeli por nós´´, uma homenagem ao cartunista, no Memorial da América Latina que teve a sua abertura ontem e segue em cartaz até o dia 6 de novembro. A mostra reúne no Espaço Gabo 72 ilustrações de desenhistas contemporâneos de Angeli ou que foram influenciados pelo trabalho dele em seus 50 anos de carreira. 
    Angeli publicou seu primeiro desenho aos 14 anos na extinta revista Senhor e, em 1973, tornou-se colaborador da Folha de S. Paulo com a publicação de tirinhas diárias repletas de críticas e humor ácido. Daí surgiram personagens icônicos, como o punk paulistano Bob Cuspe, os hippies Wood e Stock e a “junkie” Rê Bordosa. 
    Na década de 1980, a revista Chiclete com Banana reuniu os personagens de Angeli e outros cartuns de desenhistas como Laerte, Adão Iturrusgarai e Fernando Gonsales, alguns dos nomes que celebram Angeli na nova exposição do Memorial da América Latina. ´´Angeli por nós´´ é composta por ilustrações de Angeli e por desenhos de diversos artistas que foram convidados para prestar esta homenagem. Participam da mostra, além dos já citados, os cartunistas Fernandes, Miguel Paiva, Baptistão, Fred, J.Bosco, Amorim, Samuca, Júnior Lopes, Aroeira, entre outros. A exposição foi pensada para celebrar uma nova fase na vida de Angeli, na qual será livre para continuar produzindo sua arte sem amarras. 
    Também estarão em exposição as vitrines dos bonecos e cenários da produção Dossiê Rê Bordosa (Coala Produções) do diretor Cesar Cabral, além de um Bob Cuspe em recorte de madeira para quem quiser garantir sua selfie com um dos personagens mais icônicos de Angeli. A curadoria é assinada pelo presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil, o Jal (José Alberto Lovetro), e pelo presidente do Memorial da América Latina, s4e Damião. “São muitos os expoentes da ilustração brasileira que tiveram em Angeli sua maior inspiração. A grandeza de um artista está também na capacidade que ele tem de sensibilizar a todos com seu trabalho. Os artistas presentes em Angeli por nós confirmam isto. E assim, reafirmamos, mais uma vez, nosso papel como espaço de reflexão, integração e difusão da cultura e do saber latino-americano”, afirma Jorge Damião. “Neste Espaço Gabo do Memorial da América Latina todos nós, cartunistas, reverenciamos esse mestre do desenho e criador de personagens inesquecíveis”, declara JAL -José Alberto Lovetro. 

Na Biblioteca Municipal de Volta Redonda 
 Exposição DÁ UM LIKE NO HUMOR!

    A história da Biblioteca Pública Municipal Raul de Leoni confunde-se com a história do Humor Gráfico do país. É lá, após um breve período na Ilha São João, que a escolha dos melhores participantes do Salão de Humor de Volta Redonda acontecia anualmente, sob a batuta de Alexandre Geraidine, então coordenador. 
    "Nada mais justo, então, promover uma exposição de Humor no aniversário deste imenso patrimônio cultural que é a Biblioteca Pública Municipal Raul de Leoni, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura. Um lugar de ideias, de debate, de acompanhamento crítico das mudanças sociais e tecnológicas que acontecem à nossa volta.", declara o cartunista Amorim, curador da mostra. 
    Os cartuns do cartunista Edra, estão expostos juntos aos demais participantes: Alecrim, Alves, Amarildo, Amorim, André Brown, André Flauzino, André Farias, Aran, Ary Moraes, Beto, Brum, Carol Andrade, Cláudia Kfouri, Clériston, Clóvis, Cristóvão, Dil Márcio, Dodô, Edgar Vasques, Érico San Juan, Fausto, Fernandes, Fraga, Fred, Gilmar, Glen, Janete, Johandson, Jorge Inácio, Jota A, Kadu, Mayrink, Mário Tarcitano, Netto, Pedro Dias, Renato Peters, Rogerio, Samuca, Solda, Synnöve, Thais Linhares, Ulisses e Ykenga. 
    "Por isso a exposição “Dá um LIKE no Humor”. Para mostrar que conhecimento e tecnologia, sem bom senso, não funcionam. Afinal somos seres humanos falíveis (alguns mais que outros...) e nada é mais direto e divertido que revelar tudo isso através do Humor,", conclui Amorim.



Nenhum comentário:

Postar um comentário