quinta-feira, 29 de setembro de 2022

16º Salão de Humor de Caratinga Indicado Entre os Melhores Eventos e Exposições no Troféu HQMIX




 Diário de Caratinga - edição de 29/09/2022

    O 16º Salão Internacional de Humor de Caratinga – Festival Jal&Gual, realizado no ano passado na Casa Ziraldo de Cultura pelo cartunista Edra, recebeu duas indicações entre os melhores do ano de 2021 para concorrer ao cobiçado Troféu HQMIX, maior premiação do gênero na América Latina, ficando entre os finalistas em duas categorias: Evento e Exposição. 
    “Muito feliz e honrado pelas indicações. Ter o reconhecimento pela realização deste trabalho depois de passar por criteriosa avaliação de especialistas; pela tradição, seriedade e importância que representa o Troféu HQMIX, é realmente muito significativo. Algo que realmente já nos deixa com o sentimento de uma grande conquista. Serve de grande estímulo para fortalecimento no enfrentamento e superação das dificuldades que normalmente a gente se depara a cada ano”, enfatiza Edra, que está envolvido nos preparativos para a realização da décima sétima edição do evento, programado para novembro deste ano. 
    Jurados especializados em quadrinhos e demais segmentos, analisaram por cinco meses as publicações inscritas A aguardada lista dos indicados como os melhores de 2021 pelo 34º Troféu HQMIX tem 27 categorias e aumentou a dificuldade para os jurados que, por cinco meses, leram e analisaram todos os trabalhos inscritos. 
    A grande produção de 2021, pela boa qualidade dos inscritos, levou o júri a prorrogar a análise por mais tempo do que os quatro meses de anos anteriores. Segundo a presidente do júri de seleção, Daniela Baptista, houve grande dificuldade para selecionar as publicações, principalmente nas categorias de produção independente, pois aumentou consideravelmente a quantidade de novos autores nos últimos anos. 
    Os indicados já estão na cédula de votação, que será julgada por mais de dois mil votantes da área de quadrinhos nas próximas semanas. Além das 27 categorias em votação nacional contempladas na cédula, outras categorias serão premiadas por um júri especializado (TCC, Mestrado e Doutorado) e por membros da comissão organizadora (Mestre do Quadrinho Nacional, Grande Contribuição do Ano, Homenagem Especial, Projeto Gráfico, Projeto Editorial, Relevância Internacional e Projeto Especial na Pandemia). 
    No final do mês de novembro serão anunciados os vencedores, e a cerimônia de entrega dos troféus será virtual, como nos dois últimos anos, no canal do YouTube do Sesc CPF - Centro de Pesquisa e Formação, no dia 10 de dezembro, às 19h. A ACB - Associação dos Cartunistas do Brasil e o IMAG - Instituto do Memorial de Artes Gráficas do Brasil são responsáveis pela coordenação e realização do Troféu HQMIX em parceria com o Sesc CPF - Centro de Pesquisa e Formação.

sexta-feira, 23 de setembro de 2022

Cartunista Edra Participa de Exposição/Homenagem ao Angeli, no Memorial da América Latina (SP)

Diário de Caratinga - Edição 23/09/2022

 O artista caratinguense também está presente na exposição de cartuns sobre tecnologia, em Volta Redonda(RJ) 

    O cartunista caratinguense Edra está participando da exposição ´´Angeli por nós´´, uma homenagem ao cartunista, no Memorial da América Latina que teve a sua abertura ontem e segue em cartaz até o dia 6 de novembro. A mostra reúne no Espaço Gabo 72 ilustrações de desenhistas contemporâneos de Angeli ou que foram influenciados pelo trabalho dele em seus 50 anos de carreira. 
    Angeli publicou seu primeiro desenho aos 14 anos na extinta revista Senhor e, em 1973, tornou-se colaborador da Folha de S. Paulo com a publicação de tirinhas diárias repletas de críticas e humor ácido. Daí surgiram personagens icônicos, como o punk paulistano Bob Cuspe, os hippies Wood e Stock e a “junkie” Rê Bordosa. 
    Na década de 1980, a revista Chiclete com Banana reuniu os personagens de Angeli e outros cartuns de desenhistas como Laerte, Adão Iturrusgarai e Fernando Gonsales, alguns dos nomes que celebram Angeli na nova exposição do Memorial da América Latina. ´´Angeli por nós´´ é composta por ilustrações de Angeli e por desenhos de diversos artistas que foram convidados para prestar esta homenagem. Participam da mostra, além dos já citados, os cartunistas Fernandes, Miguel Paiva, Baptistão, Fred, J.Bosco, Amorim, Samuca, Júnior Lopes, Aroeira, entre outros. A exposição foi pensada para celebrar uma nova fase na vida de Angeli, na qual será livre para continuar produzindo sua arte sem amarras. 
    Também estarão em exposição as vitrines dos bonecos e cenários da produção Dossiê Rê Bordosa (Coala Produções) do diretor Cesar Cabral, além de um Bob Cuspe em recorte de madeira para quem quiser garantir sua selfie com um dos personagens mais icônicos de Angeli. A curadoria é assinada pelo presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil, o Jal (José Alberto Lovetro), e pelo presidente do Memorial da América Latina, s4e Damião. “São muitos os expoentes da ilustração brasileira que tiveram em Angeli sua maior inspiração. A grandeza de um artista está também na capacidade que ele tem de sensibilizar a todos com seu trabalho. Os artistas presentes em Angeli por nós confirmam isto. E assim, reafirmamos, mais uma vez, nosso papel como espaço de reflexão, integração e difusão da cultura e do saber latino-americano”, afirma Jorge Damião. “Neste Espaço Gabo do Memorial da América Latina todos nós, cartunistas, reverenciamos esse mestre do desenho e criador de personagens inesquecíveis”, declara JAL -José Alberto Lovetro. 

Na Biblioteca Municipal de Volta Redonda 
 Exposição DÁ UM LIKE NO HUMOR!

    A história da Biblioteca Pública Municipal Raul de Leoni confunde-se com a história do Humor Gráfico do país. É lá, após um breve período na Ilha São João, que a escolha dos melhores participantes do Salão de Humor de Volta Redonda acontecia anualmente, sob a batuta de Alexandre Geraidine, então coordenador. 
    "Nada mais justo, então, promover uma exposição de Humor no aniversário deste imenso patrimônio cultural que é a Biblioteca Pública Municipal Raul de Leoni, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura. Um lugar de ideias, de debate, de acompanhamento crítico das mudanças sociais e tecnológicas que acontecem à nossa volta.", declara o cartunista Amorim, curador da mostra. 
    Os cartuns do cartunista Edra, estão expostos juntos aos demais participantes: Alecrim, Alves, Amarildo, Amorim, André Brown, André Flauzino, André Farias, Aran, Ary Moraes, Beto, Brum, Carol Andrade, Cláudia Kfouri, Clériston, Clóvis, Cristóvão, Dil Márcio, Dodô, Edgar Vasques, Érico San Juan, Fausto, Fernandes, Fraga, Fred, Gilmar, Glen, Janete, Johandson, Jorge Inácio, Jota A, Kadu, Mayrink, Mário Tarcitano, Netto, Pedro Dias, Renato Peters, Rogerio, Samuca, Solda, Synnöve, Thais Linhares, Ulisses e Ykenga. 
    "Por isso a exposição “Dá um LIKE no Humor”. Para mostrar que conhecimento e tecnologia, sem bom senso, não funcionam. Afinal somos seres humanos falíveis (alguns mais que outros...) e nada é mais direto e divertido que revelar tudo isso através do Humor,", conclui Amorim.



quinta-feira, 22 de setembro de 2022

Participando da exposição "Angeli, por nós" em homenagem ao cartunista criador da Rê Bordosa


 Minha caricatura do Angeli em exposição

    Participando da exposição "Angeli, por nós" em homenagem ao cartunista criador da Rê Bordosa e tantos outros expressivos personagens, junto a mais 71 cartunistas capitaneados pelo cartunista Jal.  
    Abertura é hoje, no Memorial da América Latina, Espaço Gabo (Avenida Mário de Andrade, 664 - Barra Funda (acesso pelos portões 8 e 9) 

Visitação: De 23 de setembro a 6 de novembro De terça a domingo, das 10h às 17h Entrada gratuita Sem necessidade de agendamento

segunda-feira, 19 de setembro de 2022

Participação na Exposição em Homenagem ao Angeli / 2022


 

    Será nesta próxima quinta-feira às 19h no Memorial da América Latina a inauguração da exposição em homenagem ao Angeli. 
    São 72 cartunistas que desenharam e deram frases sobre a importância deste mestre do humor gráfico da nação: Adão Iturrusgarai, Adnael, Agê Santos, Alviño, Amorim, André Camargo, André Ribeiro, Aroeira, Aurélio Gomes de Albuquerque, Baptistão, Benjamin Cafalli, Bira Dantas, Brum, Bruno, Honda, Bruno Luup, Cacinho, Camilo Riani, Caó Cruz, Carol, Cospe Fogo, Cassio Manga, Cristóvão, Dodô, Douglas, Fernandes, Ed Carlos, Eder Santos, Ediel Ribeiro, Edra, Erasmo Spadotto, Evandro Olante, Evaristo Omido, Faoza, Fernandes, Fernando Gonsales, Flavio Luiz, Fred, Fredson Silva, Guabiras, J.Bosco, JAL, Jean Clauyde Jeremias Castro, Joaquim Monteiro, Jorge Inácio, Josi, Junior Lopes, Kako Sapo, Laerte Coutinho, Luciano Giovani, Manoel Dama, Marcel Bartholo, Marcelo Martinez, Marcos Miller, Marcos Venceslau, Matheus Souza, Mauro Luis Iasi, Mayrink, Miguel Paiva, Morgani, Nei Lima, Nilson Felix, Paffaro, Queiroz, Ricardo Freitas, Samuca, Sergio Más, Seri, Silvano Mello, Sizenando, Synnõve Hilkner, Toni D’Agostinho, Vicente Bernabeu, Walmir Orlandeli e Will.
 
Curadoria: Jal e Jorge Damião

Participação na Exposição "Dá um like no humor" em Volta Redonda (RJ) / 2022


 

    A história da Biblioteca Pública Municipal Raul de Leoni confunde-se com a história do Humor Gráfico do país. Foi aqui, após um breve período na Ilha São João, que a escolha dos melhores participantes do Salão de Humor de Volta Redonda acontecia anualmente. Sob a batuta de Alexandre Clemente, então coordenador, os olhos de milhares de cartunistas e caricaturistas de todo o país voltavam-se para o que acontecia aqui dentro. 
    Nada mais justo, então, promover uma exposição de Humor no aniversário deste imenso patrimônio cultural que é a Biblioteca Pública Municipal Raul de Leoni, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura. Um lugar de ideias, de debate, de acompanhamento crítico das mudanças sociais e tecnológicas que acontecem a nossa volta. 
    Estarão expostos trabalhos de Alecrim, Alves, Amarildo, Amorim, André Brown, André Flauzino, André Farias, Aran, Ary Moraes, Beto, Brum, Carol Andrade, Cláudia Kfouri, Clériston, Clóvis, Cristóvão, Dil Márcio, Dodô, Edgar Vasques, Edra, Érico San Juan, Fausto, Fernandes, Fraga, Fred, Gilmar, Glen, Janete, Johandson, Jorge Inácio, Jota A, Kadu, Mayrink, Mário Tarcitano, Netto, Pedro Dias, Renato Peters, Rogerio, Samuca, Solda, SynnöveHilkner, Thais Linhares, Ulisses e Ykenga. 
    Por isso a exposição “Dá um LIKE no Humor”. Para mostrar que conhecimento e tecnologia, sem bom senso, não funcionam. Afinal somos seres humanos falíveis (alguns mais que outros...) e nada é mais direto e divertido que revelar tudo isso através do Humor. Amorim Setembro de 2022 “DÁ UM LIKE NO HUMOR”

Local: Biblioteca Pública Municipal Raul de Leoni Endereço: R. Gen. Oswaldo Pinto da Veiga - Vila Santa Cecília, Volta Redonda - RJ, Data: 15 de setembro de 2022, das 8:00 às 17:00h

quinta-feira, 8 de setembro de 2022

Caricatura do Ziraldo na Homenagem ao Mestre no 49º Salão Internacional de Humor de Piracicaba / 2022


 Minha caricatura do Ziraldo em exposição no Museu Prudente de Moraes, 
paralela do 49º salão Internacional de Humor de Piracicada

ZIRALDO 90 - de 1º a 30 de outubro, no Museu Prudente de Moraes acontece a exposição "Ziraldo 90”, onde serão reunidos 90 cartunistas de todo o país nesta homenagem a um dos grandes do cartum brasileiro, o mestre Ziraldo, wue em 24 de outubro completa 90 anos de idade. A exposição paralela, sob minha curadoria, é uma parceria entre o Salão Internacional de Humor de Caratinga e o Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Alem do cartaz da mostra, estou com esta caricatura do Ziraldo com a camisa do seu (nosso) Mengão do coração!

sexta-feira, 2 de setembro de 2022

Exposição Ziraldo 90 - 49º Salão Internacional de Humor de Piracicaba - Doctum TV

Minha Homenagem ao Ziraldo. Exposição de Caricaturas no 49º Salão Internacional de Humor de Piracicaba / 2022


 Diário de Caratinga - edição de 01/09/2022

    Criador do personagem Menino Maluquinho, o cartunista e chargista brasileiro Ziraldo é homenageado na exposição Ziraldo 90 – Caricaturas do Mestre nos Traços de 90 cartunistas, que pode ser vista gratuitamente entre os dias 1 e 30 de setembro, no Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes. A mostra é uma paralela da 49º Salão Internacional de Humor de Piracicaba e foi planejada para homenagear Ziraldo, que em 24 de outubro completa 90 anos. O Salão é realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e Cedhu (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa, e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba). Em Ziraldo 90, o público pode ver caricaturas dele produzidas por 90 cartunistas do Brasil, portanto, cada obra foi desenvolvida conforme os traços característicos dos autores, representando a idade do homenageado. Entre os participantes estão Camaleão, Kim, Maraska, Maurício de Sousa (criador da Turma da Mônica), Luiz Carlos Fernandes, Eduardo Baptistão, Quinho Ravelli e André Hippertt. 
    “A ideia desta mostra surgiu como uma homenagem ao Ziraldo com umas das suas mais destacadas formas de atuação, ao longo de sua profícua carreira. Ao mesmo tempo, dá a oportunidade aos cartunistas, cada qual ao seu estilo, de comemorarem e manifestarem o carinho e admiração que têm por este ícone e uma das maiores referências do humor gráfico mundial”, falou o curador da mostra, o cartunista Edra, que nasceu em Caratinga (MG), mesma cidade de origem de Ziraldo e onde fundou a Casa Ziraldo de Cultura (2009) e realiza o Salão Internacional de Humor de Caratinga, que está na 17ª edição. 
     Ele comentou, ainda, que a exposição Ziraldo 90 faz parte do acervo do Salão de Humor de Caratinga, que em 2018 assinou convênio de parceria mútua com o Salão Internacional de Humor de Piracicaba. “Este acervo vem se ampliando sistematicamente desde 2006, quando organizei a primeira homenagem ao Ziraldo. Depois, foi em 2012, quando Ziraldo fez 80 anos, e em 2018, quando publiquei pela Editora Melhoramentos o livro Ziraldo – ao Mestre Com Carinho, reunindo caricaturas de 85 talentosos cartunistas (Prêmio HQMIX 2019). De lá pra cá, foi montada uma exposição itinerante que circulou por várias cidades.     Agora foram convidados outros novos cartunistas com uma produção inédita, exclusivamente preparada para a mostra paralela deste ano”, contou Edra, que neste ano está com três trabalhos selecionados no Salão Internacional de Humor de Piracicaba (categorias cartum, charge e tiras/HQ). 

Texto: Sabrina Fanzol 
Fonte: Portal do Município de Piracicaba




Depoimento Sobre a Morte de Stael Abelha / 2022

A caratinguense Stael Abelha foi a primeira Miss Minas Gerais 

a conquistar o título máximo da beleza na mulher brasileira, em 1961


Diário de Caratinga - edição de 31/08/2022



 Meu depoimento e a caricatura que eu fiz dela