O cartunista caratinguense Edra celebra 45 anos de carreira com uma grande exposição na Praça Cesário Alvim, em Caratinga. A mostra reúne desenhos, charges, caricaturas e cartuns que marcam sua trajetória artística, reconhecida dentro e fora da cidade.
Com entrada franca, a exposição fica aberta durante todo o dia — manhã, tarde e noite — e segue até domingo. A partir desta sexta-feira (7), a programação se une à Feirarte, com música ao vivo e praça de alimentação, tornando-se mais uma opção de lazer e cultura para toda a família.
Em entrevista, Edra compartilhou sobre sua trajetória e a oportunidade de mostrar ao público parte desta caminhada de 45 anos de traços e ideias. “São trabalhos que, apesar de ser uma retrospectiva, não têm aquela sensação de ‘ah, já vi esse filme antes’. Porque, graças a Deus, a minha produção é muito fértil e muitos dos meus trabalhos, depois que trabalhei no Jornal da Semana — onde fui editor, fundador e chargista — e também durante 10 anos de publicações no Diário de Caratinga, com mais de 3 mil charges publicadas, ainda permanecem inéditos para o público local”.
O artista explica que o público poderá conhecer obras nunca antes exibidas em Caratinga. “Faço muitos trabalhos para fora, para editoras, e muita parte dessa exposição é inédita. Fiz tudo com muito carinho. Realmente representa… A minha vida está aqui. A minha vida e o meu trabalho, segmentada, mas está aqui. Cada coisa lembra um momento da minha vida”. O cartunista relembrou ainda o início de sua trajetória, marcada por timidez e sonho. “A realização daquele sonho de menino que fazia os seus desenhos, guardava na pasta e tinha vergonha de mostrar para as pessoas. Mostrava só para mãe, ou para o pai, ou para os irmãos. E, com muita timidez, fui para Brasília, e lá comecei a publicar os meus trabalhos. Sempre com o sonho de me tornar um cartunista — uma profissão com espaço muito reduzido e difícil de se firmar. E, graças a Deus, chegar aqui, 45 anos é sinal de que fiz uma opção certa, fruto de muita dedicação, trabalho, superação e também de muitas alegrias”.
A exposição reúne caricaturas de personalidades e figuras populares da cidade, além de charges que retratam o cotidiano e cartuns de temas atemporais, como meio ambiente, violência e comportamento social. “Tem caricatura de celebridades e também de pessoas queridas da nossa comunidade, amigos da gente. A charge mostra o nosso cotidiano, episódios marcantes que aconteceram em nossa cidade. E o cartum é aquele desenho que é atemporal, que em qualquer momento tem a sua mensagem — de humor, contemplação ou mesmo indignação”, destacou o artista.
Com um acervo repleto de sensibilidade e crítica social, Edra reforça o convite à comunidade. “É uma exposição muito rica. Cada pessoa que vier nos visitar estará deixando o meu coração feliz, porque este é o fruto de todo o meu trabalho para o público de Caratinga, uma cidade que eu tanto amo e à qual tanto me dediquei na vida cultural”.


Nenhum comentário:
Postar um comentário