sábado, 27 de abril de 2024

Os Cartunistas Caratinguenses Ziraldo e Edra, Homenageados em Exposição Fotográfica


 Diário de Caratinga - edição: 27/04/2024


        O Foyer do Sesi Sorocaba exibirá a mostra fotográfica ‘Cartunistas’ de 26 de abril a 29 de setembro de 2024, de quarta a sexta-feira, das 14h às 19h; sábado e domingo, das 10h às 19h. 
     A exposição é um projeto inédito composta por retratos de 120 desenhistas da área do humor gráfico, retratados pelo fotógrafo Paulo Vitale em que cada foto pode ser considerada um cartum, refletindo características e estilo dos retratados. Só assim para traduzir em retratos o humor que esses desenhistas produzem no cérebro das pessoas com temas políticos, sociais e sobre a própria existência humana. 
    Dentre os retratados, estão os cartunistas caratinguenses Ziraldo e Edra que se juntam a Mauricio de Sousa; Paulo Caruso; Jaguar; Angeli; Laerte entre outros grandes nomes do humor gráfico do país. 
     “Sinto-me muito feliz e honrado de ser representado em fotos junto a este seleto grupo de consagrados cartunistas do Brasil. Na mostra consta a última foto feita com Ziraldo, cujo auto caricatura utilizada é do meu vasto arquivo de pesquisa”, declara Edra. 
     Ao olhar o ensaio como um todo, a curadoria de Eder Chiodetto adotou o caminho de equacionar o espaço expositivo proposto para que ele pudesse receber a totalidade dos retratos realizados pelo fotógrafo. Como a grande maioria dos(as) cartunistas olhavam diretamente para a lente do fotógrafo, agora na exposição o fotógrafo desaparece e cada retratado estará olhando nos olhos de cada espectador, criando uma conexão mais enfática entre público e cartunistas. 
     Paulo Vitale é fotógrafo, diretor de cena e autor. Cursou História, na Universidade de São Paulo (USP) e fotografia no International Center of Photography, de Nova York. Percorreu mais de 50 países fazendo trabalhos editoriais, publicitários e autorais. Tem mais de 100 capas publicadas nas principais revistas brasileiras. Foi fotógrafo e editor de fotografia do Jornal O Estado de S. Paulo. Editor de fotografia das revistas VEJA e ÉPOCA, e correspondente da Agência Estado, em Nova York. Paulo, e já retratou grandes personalidades, como Nelson Mandela, Oscar Niemeyer, Caetano Veloso, Mark Zuckerberg e Pele´. 
     Eder Chiodetto é curador de fotografia independente, autor, publisher da editora de fotolivros Fotô Editorial e diretor do centro de estudos Ateliê Fotô. Foi curador de fotografia do MAM-SP, entre 2005 e 2021, e mentor do programa Arte na Fotografia, no canal Arte1. Como curador já realizou mais de 120 exposições no Brasil, Europa, EUA e Japão. 
     A exposição ‘Cartunistas’ faz parte do projeto Espaço Galeria SESI-SP, no qual o foyer do teatro se transforma em plataforma expositiva, recebendo exposições de diferentes técnicas e formatos. Criada em 2013, a iniciativa oferece exposições de artes visuais especialmente desenvolvidas para os centros de atividades do SESI-SP, propiciando a circulação de obras originais com embasamento curatorial e expografias específicas.



Ziraldo e Edra, entre os cartunitas homenageados

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Troféu de Participação da Exposição "50 Anos / 50 Mãos"


 Troféu de participação da exposição "50 Anos / 50 Mãos"
em comemoração aos 50 anos do
Salão Internacional de Humor de Piracicaba

Artigo: ZIRALDO / Marilene Godinho


 Diário de Caratinga - edição de 16/04/2024


    Com o coração ainda batendo tristeza, recordamos a morte de Ziraldo, nosso ídolo maior, nossa estrela mais brilhante, nossa figura mais genial. 
    Sua vasta atividade e seus inúmeros dons apontam para o escritor, o cartunista, o jornalista, o teatrólogo, o desenhista. Saiu de Caratinga ainda cedo e, receoso diante da nova caminhada, disse: “se eu não der certo aqui fora, tenho para onde voltar.” Ele sabia que Caratinga era seu lugar, sua cidade, seu ninho. 
     Foi sempre sucesso em tudo o que fez. Fundou O Pasquim, um jornal que lutou bravamente contra a ditadura evidenciando o empenho pela liberdade, pela democracia, pelo progresso. 
    Seus livros para o público infanto-juvenil fazem o encantamento de leitores do Brasil e do mundo. O Menino Maluquinho é sua obra-prima. Foi traduzido para vários idiomas e constituiu o maior sucesso editorial de todos os tempos. 
     Quando iniciei minha lida com a literatura, ele me deu capa e prefácio para os meus dois primeiro livros: Balão azul e Boneca de Pano. Quando lancei o Balão Azul no Rio de Janeiro na livraria Murinho, lá estava o Ziraldo dando-me a honra de sua presença, levando também o artista Grande Otelo para me prestigiar. 
     Fiquei muito grata e resolvi fazer-lhe uma homenagem. Reuni muitos amigos e apresentei sua vida no palco do Cine Itaúna, numa festa de música, danças e poesia. 
     Ao completar 80 anos, organizei outra homenagem cumprindo um desejo dele de ganhar um desfile com as escolas. Arregacei as mangas e fiz o desfile. As escolas aceitaram participar com muita alegria. A abertura foi feita com o nosso Agnaldo Timóteo cantando “Quando em minha terra eu voltar.” Ziraldo chorou de emoção. Cada escola desfilava mostrando um de seus livros. A Escola Menino Jesus de Praga, mostrou o Menino Maluquinho com mais de 100 crianças com panela na cabeça. Ele também se emocionou quando as crianças com deficiência auditiva desfilaram com gestos. No final, ele agradeceu e disse que aquele momento tinha sido o mais feliz de sua vida. Fiquei muito contente de ter lhe dado o seu momento mais feliz. 
     Aproveitei a festa e lancei um livro sobre ele chamado Maluquices do Maluquinho, ilustrado pelo EDRA. As crianças gostaram muito porque abordei seu tempo de criança, época em que há pouca referência sobre sua vida. 
     Amou Caratinga e sempre se preocupava com seu progresso. Nosso atual coreto da Praça das Palmeiras foi projetado pelo grande arquiteto Oscar Niemeyer a pedido dele. 
     No governo de Ernani Campos Porto, tendo Célia Bomfim como secretária de Educação, Ziraldo ganhou uma estátua do Menino Maluquinho, que passou a ser ponto turístico de nossa cidade.
    Ganhou também muitas homenagens do nosso cartunista EDRA com os salões de humor.      Vamos sentir sua falta. Agora, é somente a saudade. 
    Ziraldo é eterno. Continuará vivo pelo seu legado a enriquecer a literatura e a arte de todos os tempos. 
     Vá em paz, querido. Você merece a alegria eterna por ter eternizado a alegria entre nós. 

    (Marilene Godinho)

Criação da Arte da 16ª Feijoada Du Catitu / 2024




 

Curadoria da Homenagem Póstuma de Cartunistas ao Ziraldo Promovida Pela Editora Melhoramentos

EDRA


DÁLCIO MACHADO



FERNANDES



JAL



LEITE



MAURÍCIO de SOUZA


MIG




 PAFFARO

Realização da Exposição "Ação de Afeto" em Homenagem ao Cartunista Ziraldo Alves Pinto


 Realização da exposição "Ação de Afeto", em homenagem ao Ziraldo,
realizada na Casa Ziraldo de Cultura nos dias 10,11 e 12 de abril.


    Cartunista Edra organizou “Ação de Afeto” e fez desenho em homenagem ao caratinguense Ziraldo homenageado em sua terra natal. O cartunista Edra externou, mais uma vez, sua admiração ao ilustre caratinguense, com um desenho em homenagem à sua partida, ocorrida em 7 de abril e uma ação de afeto, com exposição e interação dos caratinguenses com a obra do pai do Menino Maluquinho. 
     AÇÃO DE AFETO - Uma ação de afeto para Ziraldo. Foi um sucesso a ação desenvolvida na Casa Ziraldo de Cultura, em Caratinga. O movimento organizado pelo cartunista Edra foi uma homenagem para Ziraldo, que faleceu no domingo (7). De quarta-feira (10) a sexta-feira (11), o espaço recebeu exposição da obra de Ziraldo e ganhou um ambiente especial para registro de fotos com a tradicional panela na cabeça. 
     O organizador, cartunista Edra, destaca que a intenção foi proporcionar mais uma homenagem para o grande artista de Caratinga. “No mesmo dia da notícia da morte, nosso amigo Dedéu, do Departamento de Cultura da Prefeitura, mandou uma mensagem propondo uma homenagem. Então, pensei, para não passar essa data em branco, bolei essa ação de afeto, uma oportunidade da população de Caratinga interagir com mensagens sobre Ziraldo. Fizemos um pequeno cenário com a foto de Caratinga, para a pessoa fazer uma filmagem ou uma foto. Disponibilizamos papel e pincéis para quem desejasse escrever uma mensagem de carinho e para que as crianças pudessem desenhar e interagir”. 
     E, claro, que não poderia faltar uma menção ao Menino Maluquinho, famoso personagem com sua inseparável panela. Uma escola da rede municipal também se apresentou, abrilhantando o evento, cantando “Menino Maluquinho“, de Milton Nascimento. “Foi um sucesso. Deixamos aqui também as panelas para aqueles que desejassem tirar foto com a panelinha, família toda. Uma ação de amor e de certa forma de alegria e gratidão a tudo que o Ziraldo representa para nossa literatura, cultura, no mundo, no Brasil e, principalmente, na nossa cidade. Meu agradecimento a todos pela participação e envolvimento na campanha, agitando as redes sociais”. 

Fonte: Diário de Caratinga - 13/04/2024

































Meu Desenho em Homenagem ao Ziraldo na Capa da Edição Especial do Diário de Caratinga 09/04/2024


 Cartunista Edra com a edição especial do Diário de Caratinga, 
sobre a morte de Ziraldo e que traz o seu desenho na capa.


"Fui tomado por uma imensa emoção ao deparar-me, pela manhã, com o meu desenho em homenagem ao Ziraldo estampado na capa da edição de hoje do Diário de Caratinga (09/04/2024). Abalado com o impacto da triste e dolorosa notícia, o desenho foi feito num momento turbulento em meio a polvorosa onda de ligações, mensagens nas redes sociais e contatos para entrevistas de jornalistas da imprensa local, regional e nacional. Ainda sim, acho que consegui, através desta singela homenagem, simbolizar todo sentimento que envolve este momento. Não tenho palavras para agradecer a todos do Diário por deixarem expresso na matéria da referida publicação toda a minha trajetória e do reconhecimento acerca da minha dedicação em relação a vida e ao legado da obra do mestre Ziraldo. Ziraldo ETERNO. O maluquinho genial de Caratinga". (EDRA)

Edição Especial Sobre a Morte de Ziraldo - “Conterrâneo, Fã, Discípulo, Amigo e até Mesmo um Filho Adotivo”


 Edição especial do Diário de Caratinga, sobre a morte de Ziraldo,
como o meu desenho na capa. 09/04/2024

    Falar sobre Ziraldo e o reconhecimento de sua obra em Caratinga é falar sobre Elcio Danilo Russo Amorim, ou simplesmente Edra. 
     O cartunista dedicou boa parte de sua carreira a homenagear Ziraldo, a quem chama de mestre. Exemplo disso é que Edra é fundador da Casa Ziraldo de Cultura e da Gibiteca Turma do Pererê. Mas, essa história não por aí e é bastante longa. 
     Após 10 anos atuando na imprensa de Brasília, Edra voltou para Caratinga, disposto a dar o verdadeiro reconhecimento da representatividade de Ziraldo e o valor da sua obra para os quadrinhos, a imprensa, a literatura e a educação em nosso país. Segundo Edra, lhe incomodava muito o fato da cidade ainda não ter “nenhuma referência significativa” para ele em plena terra natal. 
     A primeira homenagem aconteceu quando Edra realizou o primeiro Salão de Humor de Caratinga em 1998, dando o nome de Ziraldo ao troféu destinado aos premiados do evento. Nos anos seguintes, foi instituído com a denominação de Troféu Pererê. 
     Na sexta edição, em 2004, quando Ziraldo conheceu pessoalmente o evento, fi cou encantado e passou a fazer todos os seus cartazes. Eles foram parceiros na cartilha ‘Como são feitas as leis’ e, ao aceitar o convite de participar na coautoria em dois livros que Edra organizou (“Uma ‘doze’ de Humor Mineiro” e “Ninguém Segura Caratinga”), ele voltou a demonstrar entusiasmo e satisfação com o resultado da parceria. “Enquanto isso, durante quase vinte anos, de mangas arregaçadas, enfrentei resistência e muitos obstáculos, mas consegui, enfi m, criar e inaugurar a Casa Ziraldo de Cultura, em 2009”, citou Edra. 
     Em 2018, lançou pela Melhoramentos, o livro ‘Zirado 85 – Ao Mestre Com Carinho’, com páginas ricamente ilustradas apresentando a sua vida e obra, intercaladas com caricaturas de 85 grandes cartunistas do Brasil, entre os quais Maurício de Sousa. O livro teve repercussão nacional, sendo inclusive premiado com o Troféu HQMIX. 
     Em 2022, quando Ziraldo completava 90 anos, Edra lançou ‘Ziraldo, um Gênio de Caratinga’, reunindo mais de 100 textos de escritores convidados. Ao longo de 244 páginas, além dos textos, o leitor tem um apanhado de toda obra de Ziraldo e também de Edra. Outro atrativo é que os escritores convidados têm em suas caricaturas algo que homenageia Ziraldo. Todos estão com uma panela na cabeça, referência ao eterno Menino Maluquinho. Tem ainda uma homenagem feita pelo Clube de Regatas do Flamengo, time de coração de Ziraldo e uma entrevista que Edra fez com Ziraldo e que foi publicada no DIÁRIO em 24 de junho de 2006. 
     Mais uma vez, Edra conseguiu reunir um seleto grupo de personalidades para prestar homenagem a Ziraldo em “90 Maluquinhos por Ziraldo – Histórias e Causos”, no ano de 2023. O livro tem relatos de grandes nomes do humor gráfico nacional como Maurício de Sousa, Jaguar, Laerte, Miguel Paiva e Aroeira e entre os escritores figuram nomes como Zuenir Ventura, Luís Fernando Veríssimo, Ana Maria Machado, Pedro Bandeira e Ruth Rocha. 
     “Caratinga perdeu seu filho mais ilustre. Não sei nem definir qual grau de relação afetiva que tenho com Ziraldo. Conterrâneo, fã, discípulo, amigo e até mesmo talvez um filho adotivo. Ziraldo tem muita importância na minha vida profissional, influenciou meu início, minha trajetória e todo meu trabalho”, declara o cartunista Edra. 
     Edra fez muito, faz muito e ainda vai fazer muito mais em referência à Ziraldo. Ele organiza um circuito literário com o nome do ilustre caratinguense (que já estava em andamento de preparação) e foi convidado pela Melhoramentos para fazer a curadoria de uma ação de diversas homenagens a Ziraldo pelos próximos 7 dias. Durante esse período, a logo da editora Melhoramentos estará de luto e a cada dia será postada uma charge de um dos cartunistas convidados. 


Homenagens de Edra a Ziraldo 
Casa Ziraldo de Cultura – neste ano 15 anos de fundação - Gibiteca “Turma do Pererê” - Apoio /Parceria “Festa dos 80 anos” realizada pela Marilene Godinho - Salão Internacional de Humor de Caratinga (a primeira homenagem de maior relevância prestada ao Ziraldo em Caratinga) - Edições especiais em sua homenagem: 2006 /2012, 2018 e 2022 - Troféu Pererê - Curador de dezenas de exposições em diversas bienais do livro e salões de humor no Brasil - Participantes em vários exposições em homenagem ao Ziraldo, no Brasil e exterior - Salão Maluquinhos de Humor de Caratinga - Circuito Literário “Ziraldo Alves Pinto” 

Publicações relacionadas ao Ziraldo: 
Ninguém Segura Caratinga - Organizador/Coautor (2007) Uma ‘doze’ de Humor Mineiro – Organizador; Coautor(2008) Maluquices do Maluquinho Ziraldo – ilustração / (2012) Ziraldo 85 – Ao Mestre Com Carinho – Autor (Melhoramentos - 2018) A Saga de um Cartunista na Terra do Ziraldo – Autor (2018) Ziraldo – Um Gênio de Caratinga – Organizador / Coautor (2022) 90 Maluquinhos por Ziraldo – causos e histórias – Organizador/ Coautor – (Melhoramentos - 2023) Ziraldo Caricaturas (100 caricaturas do Ziraldo por importantes artistas do Brasil / Revista Huai (2023) Ilustrações do miolo e capa do Ziraldo “Cartilha do Eleitor” / Câmara Municipal de Caratinga (2000) Ilustração do livro “Maluquices do Maluquinho Ziraldo” / Marilene Godinho (2012) Homenageado, junto com Ziraldo, no livro “Cartunistas” reunindo fotos dos principais cartunistas do Brasil de autoria do fotógrafo Paulo Vitale (2023) – 09/04/2024


Livro "Ziraldo 85 - Ao Mestre Com Carinho" - 
Editora melhoramentos (2018)


Livro "Ziraldo - Um Gênio de Caratinga" -
Independente (2022)


Livro "90 Maluquinhos Por Ziraldo" 
Editora Melhoramentos (2022)


Salão Internacional de Humor de Caratinga



Casa Ziraldo de Cultura - Inaugurada em 2009