quinta-feira, 31 de agosto de 2023

Cartunista Edra é Convidado a ser Diretor Executivo de Festival de Humor entre Brasil e Irã / Tema: Racismo 2023



Diário de Caratinga - 31/08/2023

 O cartunista caratinguense esteve durante uma semana nas cidades de Teerã, Qom e Kashan para o lançamento oficial e definição dos últimos detalhes do evento, além de conhecer melhor a cultura local. 


     A coletiva do lançamento oficial do Festival de Cartuns, Caricaturas e Cartazes – Amizade Irã e Brasil, contou com a presença dos Diretores Executivos do Festival Masoud Shojai Tabatabai (IRÃ) e EDRA - Elcio Danilo Russo Amorim (BRASIL); Mohammad Javad Atai (representante do Centro de Criações Artísticas do Irã/Brasil) e o cartunista brasileiro Gilmar Machado Barbosa (um dos jurados do festival). 
     Massoud Shojai, que já esteve várias vezes no Brasil, ao apresentar os dois convidados brasileiros disse que esta realização cultural será fruto do esforço de artistas brasileiros e iranianos que discutem sobre o racismo a base de seus trabalhos. “Devo dizer que este é um evento internacional. As informações relevantes estão no site "IRANCARTOON" na seção dos concursos. O evento gira principalmente em torno do racismo e dos jogadores de futebol brasileiros Pelé e Vinicius Júnior”. E completou: “Espero que estes acontecimentos façam com que a distância entre os nossos corações seja menor do que a nossa distância geográfica.” 
     Elcio Danilo Russo Amorim (EDRA), diretor executivo deste evento cultural disse: “Estou muito feliz e honrado com este convite e da confiança em mim depositada. Estarei empenhado em realizar este festival da melhor maneira possível”. Também destacou que sua experiência na realização de dezoito edições do Salão Internacional de Humor de Caratinga, criação da Casa Ziraldo de Cultura e sua força de aglutinação diante dos cartunistas em geral, somados aos seus mais de 40 anos de atividade na área do humor gráfico, lhe dão credibilidade para a responsabilidade assumida. Manifestou também a sua satisfação com a cooperação no festival de amizade entre o Irã e Brasil e acrescentou: “É de particular importância que os artistas iranianos e brasileiros façam algo para unir as duas nações diante da gravidade do tema proposto pela direção do evento, e que a garantia do sucesso está na qualidade, talento e criatividade dos artistas dos dois países, que sempre brilham em todos os eventos e festivais mundiais.” 
     As exposições das obras selecionadas do festival terão suas cerimônias de encerramento realizadas em novembro em São Paulo (Brasil) e em janeiro de 2024 em Abadan(Irã). A escolha de Abadan, segundo Massoud Shojai, é que a cidade é conhecida como o Brasil do Irã, cuja população tem o mesmo sentimento de paixão pelo futebol e o crescimento do surgimento de caricaturistas na cidade, por outro lado, foram fatores determinantes para a escolha da cidade para sediar o evento em seu país. 
     O prazo para envio de obras para este festival é 7 de outubro e os prêmios serão concedidos nas três categorias de cartuns, caricaturas e cartazes no mesmo valor, sendo o primeiro colocado: um requintado tapete persa e placa; o segundo colocado: sete mil reais e placa; prêmio voto popular: requintado tapete persa e placa iraniana e prêmio especial: requintado artesanato e placa iraniana. Enfatizando que a resistência contra o racismo no futebol trará bons resultados no futuro, Edra declarou: “o racismo é inaceitável num nível mais amplo do futebol e devemos mostrar a nossa oposição e protestar contra ele com a cooperação dos artistas através da nossa arte”. 
     Edra acrescentou: “Pelé é uma celebridade global que tem muitos entusiastas e fãs no mundo e que, desta forma, se impôs e não sofreu ataques racistas ao longo de sua vida. Infelizmente, por outro lado, o jogador Vinicius Jr, que se destacou muito jovem ainda no Flamengo e vem sofrendo ataques racistas de maneira recorrente desde que foi contratado a disputar o campeonato espanhol pelo Real Madrid. Insultado covardemente como nunca havia ter visto antes ser vivenciado por alguma outra personalidade mundial, revelando o quanto existe racismo, principalmente no futebol. O motivo da escolha desses personagens foi para os artistas utilizem de seus talentos no combate ao racismo.” 
     Finalizando, Edra agradeceu Massoud Shojai pela confiança depositada em seu trabalho. “Estamos empenhados em estabelecer um bom relacionamento entre os povos do Irã e do Brasil. Durante a nossa visita ao Irã, nos foram criadas atividades e um bom ambiente para conversar com a linguagem da arte. Ao realizar este festival, transmitiremos a mensagem de amizade.”

terça-feira, 29 de agosto de 2023

Fatos e Fotos do Salão - Exposição Fotográfica dos 50 anos de Realização do Salão de Humor de Piracicaba




 Fazendo parte da fantástica história Salão de Humor de Piracicaba

Fatos e Fotos do Salão - Exposição fotográfica do Salão em seus 50 anos de realização: fundadores, juris, encontros, mesas de conversa, oficinas e bastidores do evento. Documentos, rascunhos e recortes de jornais e revistas contando a história do maior Salão de Humor do Mundo! Período: de 26 de agosto a 29 de outubro

Foto do Cartunista Edra na Mostra "Sob o Olhar de Orla" 50º Salão Internacional de Humor de Piracicaba












 Os cartunistsa Orlando Pedroso e Edra
50º Salão Internacional de Humor de Piracicaba

Mostra Sob o Olhar de Orla - Exposição de fotos feitas pelo cartunista Orlando Pedroso para o seu antigo blo Monstros S/A. As fotor eram feitas em eventos relacionados ao humor na década de 2010, em eventos que reuniam cartunistas do Brasil e do mundo. Curadoria: Orlando Pedroso

sábado, 12 de agosto de 2023

De Avô Para Neto - Edra e João Gabriel




Edição de hoje do Diário de Caratinga
 

Motivado por Edra, João Gabriel desenha cartaz 
do 1º Salão Maluquinhos de Humor de Caratinga  


    CARATINGA- Pela primeira vez, Caratinga vai ter um Salão de Humor voltado para o público infantil. O evento é uma oportunidade para a descoberta de novos talentos. Em especial, isso ocorreu com o próprio organizador, o cartunista e produtor cultural Edra, que viveu uma experiência especial com o neto João Gabriel Medina Costa Amorim, 10 anos de idade. 
    João Gabriel foi convidado pelo avô para passar um final de semana em sua casa. Em seguida, o questionamento para a tentativa de fazer um desenho, o que, despretensiosamente, o garoto aceitou. “Eu desenhava até, mas eram coisas que eu tinha aprendido na internet, fazer uma cabeça, um tracinho no olho, uma boca e um cabelinho. O corpo eu nem sabia fazer direito e nem mão. Meu avô me chamou para vir aqui, eu nem sabia o que eu estava fazendo aqui. Ele falou que estava fazendo um salão e o que eu achava de desenhar só pra ele ver como eu desenhava, passando primeiro por cima do desenho dele. Eu falei: “Eu acho que eu vou estragar esse desenho” (risos). Mas, eu fui”. 
    João Gabriel começou a fazer os traços, o desenho foi ganhando vida e ele também foi percebendo a aptidão para algo que nunca havia se interessado em fazer. “Meu avô falou pra eu ficar confiante, que às vezes as pessoas têm um potencial e nem sabem. Isso é verdade, eu tenho esse potencial e nem sabia que eu tinha, meu avô que descobriu. Fui passando a caneta por cima do desenho, errei um pouco, fui passando e teve uma hora que eu terminei. Aí meu avô pediu para olhar o desenho e fazer sozinho”. 
    Com a confiança que foi adquirindo, ele fez o desenho e quis até mesmo personalizar, deixando a sua identidade. A imagem virou cartaz do 1° Salão Maluquinhos de Humor, que será direcionado a estudantes da rede pública e privada com idade entre 9 e 12 anos. “Perguntei se o bonezinho, que é uma panela, podia ser da Nike e fui fazendo. Quando terminei de fazer tudo até gritei de alegria. E meu avô falou que o desenho ia para o Salão, fiquei muito feliz. Ele ainda falou que vou ganhar medalha e eu nunca tinha ganhado medalha antes, de nada. Teve um intervalo, meu avô perguntou se eu gostei de desenho. Aí eu falei que sim, porque eu fiz algo que eu nem sabia fazer. Fui colorir o desenho e também assinei”.

sexta-feira, 11 de agosto de 2023

Caratinga Terá Primeiro Salão Infantil de Humor / 2023




 Edição de hoje do Diário de Caratinga

CARATINGA- Para este ano o Salão de Humor de Caratinga anuncia uma grande novidade que é a realização o 1º Salão Maluquinhos de Humor, direcionado a estudantes da rede pública e privada com idade entre 9 a 12 anos. 
     Conforme o organizador Edra, o objetivo é incentivar as crianças à prática artística e contribuir para o seu desenvolvimento cultural e crítico através da linguagem do humor gráfico. “Justamente agora que o Salão atingiu a maioridade é com muita felicidade, alegria e empolgação que estamos lançando esse salão dirigido especificamente para crianças. A sua estrutura vai ser um pouco diferenciada dos outros salões que acontecem no Brasil afora, na verdade, é uma ideia que eu venho alimentando há muitos anos, mas, mais uma coisa que eu teria que administrar, então, achei por bem agora um momento oportuno e a fórmula que consegui colocar em prática, sendo crianças da rede pública e particular. É um trabalho em parceria com a Secretaria de Educação, de modo que cada escola vai selecionar entre seus alunos os 10 melhores desenhos feitos em sala de aula”. 
     Cada escola vai designar uma equipe de professores para acompanhar o desenvolvimento do concurso em salas de aulas, e que será encarregada pela seleção dos 10 melhores desenhos da sua escola. “Teremos uma Comissão Julgadora que selecionará os três melhores desenhos de cada escola, que vão fazer parte de uma exposição regional na Casa Ziraldo de Cultura. Vamos escolher os três primeiros lugares e duas menções honrosas e esses cinco finalistas vão fazer parte da exposição oficial do 18° Salão Internacional de Humor de Caratinga”. 
    O tema do Salão será a escritora Marilene Godinho, como explica Edra. “O tema que vai ser abordado é uma homenagem que penso em fazer há muito tempo, das mais justas e merecidas, que é para nossa querida escritora Marilene Godinho. As crianças vão fazer caricaturas da Marilene Godinho”. 
     Um detalhe especial do projeto, com o destaca Edra, é a participação do seu neto, João Gabriel Medina Costa Amorim. “A princípio eu já havia até criado um cartaz para esse evento, mas, depois me veio a ideia de convidar o meu neto a fazer esse desenho. Dentro do meu relacionamento com ele nunca tinha visto um interesse e muito menos aptidão para o desenho. Era uma coisa que eu tinha que verificar, conversar com ele se toparia fazer. Pra minha surpresa, chamei meu neto para passar um final de semana e tive uma conversa com ele, vários assuntos até o ponto que perguntei a ele se tinha aula de desenho na sua escola, alguma coisa artística e se ele gostava de desenho. Veio um sonoro “não”. Continuei conversando com ele, perguntei se eu chamasse para fazer um desenho comigo ele ia. E ele topou de prontidão”. 
     Foi um dia dedicado à nova prática para o pequeno João Gabriel de 10 anos de idade. Aos poucos, o avô foi percebendo que o neto tinha talento para o desenho. “Pedi que copiasse o desenho original que eu havia feito para o salão, na minha mesa de luz no meu estúdio. Ele foi copiando para o papel e da forma que ele pegou na caneta e a sua mão firme ao desenhar sobre meu desenho original já me deixou impressionado. Já pensei, isso vai dar samba. Senti que ele foi se empolgando com o resultado e fiz a proposta dele pegar o desenho original, olhar e fazer o dele. Ele fez a lápis, outra surpresa super agradável e fiquei impressionado, a proporção que ele foi fazendo o desenho direto. Com o resultado final coloquei um papel sobre esse desenho que ele fez a lápis e ele copiou com a caneta. Coloriu e foi sentindo que ele tem o potencial, o dom para o desenho e não sabe. Expliquei para ele que às vezes temos um potencial e não conhecemos”. 
     Edra confeccionou camisas para ele e para o neto com o cartaz, que também conta com a assinatura de João Gabriel. Ele comemora o resultado. “Durante esse intervalo que estive com ele fazendo esse desenho, falei com ele, e agora, se alguém perguntar o que você gosta de desenho o que você vai responder? E ele disse: Eu gosto. Pra mim foi um dia gratificante, muito feliz, agradecido a Deus de viver esse momento, com essa novidade, com muito orgulho meu próprio neto de 10 anos fazer o cartaz”. A inscrições estarão abertas em breve. A abertura da Mostra está prevista para o mês de outubro.

quinta-feira, 10 de agosto de 2023

‘Orgulho’, ‘Inveja’ e ‘Ingratidão’ são Temas do 18º Salão Internacional de Humor de Caratinga / 2023

Edição de hoje do Diário de Caratinga



 

    Caratinga sediará, pela décima oitava vez, o Salão Internacional de Humor, que acontecerá no período de 20 a 30 de novembro 2023, apresentando Charges, Cartuns, Caricaturas e Quadrinhos abordando o tema: “Orgulho, Inveja e Ingratidão”, enviados por artistas do Brasil e do exterior, que terão os seus trabalhos expostos na Casa Ziraldo de Cultura. 
    Idealizado e realizado pelo cartunista e produtor cultural Elcio Danilo Russo Amorim, o Edra, o evento tem parceria com a Estação Cultural de Caratinga e apoio da Prefeitura de Caratinga, através da Secretaria de Educação Esporte e Cultura. 
    “É um tema bem pertinente em relação não apenas aos dias atuais, porque são três sentimentos que considero inferiores e que tira toda uma base de qualquer qualidade que um ser humano possa ter, ou que possa tentar conseguir. É um “câncer” da humanidade, e que por mais que a gente tenha esse cuidado, esse zelo, de não cometer esses erros, são traiçoeiros e estão sempre circundando a nossa vida, nossos relacionamentos”, destaca Edra.     Conforme o cartunista, esta é uma forma de conscientizar “para não deixar que esses sentimentos cresçam e tomem corpo de forma que tire toda a possibilidade da sua essência, e principalmente o convívio entre as pessoas. Esses sentimentos não levam nada a lugar algum, e só traz mal a todos”. 
    O Salão de Humor de Caratinga começou quando Edra morava ainda em Brasília/DF, sonhando um dia voltar para Caratinga e fazer o evento na sua cidade. E assim foi feito em 1998, justamente quando Caratinga fez 150 anos. “Durante esse tempo houve algum momento que não pôde ser realizado porque é uma luta e uma conquista diária que a gente tem para realizar a cada ano. Houve contratempos como duas enchentes em Caratinga, troca de governo. É muito complicado manter o evento, mas, mesmo assim atingimos essa marca de 18 edições”. 
    Edra frisa que se trata de um evento internacional e que se mantém forte ao longo dos anos. “Um dos poucos da nossa região, se não for o único, um dos três melhores salões do país, então estamos chegando à maioridade com muita reponsabilidade, mas com uma bagagem muito boa e com a satisfação de que valeu a pena chegar até aqui, e nessa maioridade, a nossa força e disposição renovadas para poder dar sequência a esse trabalho”. 

3º Festival Jal&Gual 

Inserida na programação, acontecerá também o 3º Festival Jal&Gual, que tem como objetivo homenagear os próprios cartunistas do Brasil, fato inédito no mundo. Fernando Coelho dos Santos será tema caricatura, em reconhecimento a sua importante participação na realização do 1º Salão Mackenzie de Humor e Quadrinhos (1974), o primeiro realizado no Brasil e na implantação do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, que neste ano completa 50 anos de atividades. “Ambos influenciaram centenas de eventos que até hoje seguem seus conceitos iniciais, tanto na organização e regulamento, salões estes que são, no decorrer deste tempo, responsáveis por nossas destacadas gerações de humoristas gráficos”, afirma Edra. 
    Na série de homenagens que o evento vem prestando aos ilustres caratinguenses, já figuraram Ziraldo, Agnaldo Timóteo, Míriam Leitão, Ruy Castro e Zélio. Nessa edição a homenageada é a escritora caratinguense Marilene Godinho, que será tema de caricatura. 
    O Salão de Humor de Caratinga, já apresentou em suas edições realizadas até aqui, trabalhos de artistas de todas as federações do Brasil e de mais 75 países. É o mais tradicional e importante de Minas Gerais, está entre os maiores e longevos do país. O evento, que é aberto ao público com entrada franca, é uma atração artística que fomenta a cultura, estimula o turismo, servindo de importante opção de entretenimento que agrada a todas as faixas etárias.