A Página Desenharte, do Jornal de Letras, nº 274, de dezembro de 2021,
traz um pequeno texto comentando sobre a trajetória do cartunista Edra.
Elcio Danilo Russo Amorim, o Edra, é um dos mais ilustres filhos de Caratinga – município do interior do estado de Minas Gerais, cidade que deu ao Brasil importantes nomes da nossa cultura, como o cartunista Ziraldo, o cantor Agnaldo Timóteo, o escritor e jornalista Ruy Castro e muitos outros. Porém, não foi em sua cidade de origem que o cartunista Edra iniciou sua carreira. No início dos anos 1980, aproveitando que uma de suas irmãs residia na capital do país, Edra mudou-se para Brasília, quando começou a desenhar profissionalmente. O artista estreou no Correio Braziliense, mas também colaborou no Jornal de Brasília, Correio do Brasil, Jornal da OAB-DF e Revista Gol.
Anos depois, de volta à Caratinga, o artista desenvolveu aquele que pode ser considerado seu mais importante projeto cultural: o Salão Internacional de Humor de Caratinga. Surgido em 1998, o evento é um dos mais importantes do gênero no Brasil, e gerou diversas ações culturais no município, como a Casa Ziraldo de Cultura, inaugurada em 2009, após anos de planejamentos e dedicação do desenhista. Hoje, a Casa Ziraldo de Cultura é um ponto de encontro importante dos agitadores culturais da cidade, valoriza os artistas locais com exposições de artes plásticas, artesanato e fotografia, e também abriga a Gibiteca Turma do Pererê e seu importante acervo de livros infantis e revistas de histórias em quadrinhos.
Edra publicou mais de 30 livros reunindo seus cartuns e charges, e foi o idealizador da obra Ziraldo – Ao Mestre Com Carinho, da Editora Melhoramentos, livro que comemorou os 85 anos do pai do Menino Maluquinho, e que foi o vencedor do prêmio HQ Mix, em 2019.
O cartunista caratinguense também publicou seus desenhos em diversos jornais de sua cidade e de outros município mineiros, como Jornal Caratinga, A Semana, Diário de Caratinga, Diário do Aço, Diário de Teófilo Otoni, Diário de Manhuaçu entre outros. Premiado em diversos concursos de desenhos humorísticos nacionais e internacionais, Edra foi agraciado em 1º lugar nos salões de humor de Franca (1987), Piauí (2003), Cerquilho (2018) e Teresina/Medplan (2020).
O leitor do Jornal de Letras pode conhecer mais sobre o artista nas redes sociais. Edra mantém há muitos anos seu ótimo blog com informes detalhados de tudo que o cartunista desenvolveu desde janeiro de 2009, no endereço: salaodehumordecaratinga.blogspot.com/. O idealizador do Salão Internacional de Caratinga também pode ser visitado no Instagram e Facebook, respectivamente nos perfis @cartunistaedra e cartunista.edra.
Saúde e Arte!
Nenhum comentário:
Postar um comentário