Zélio Alves Pinto é o grande homenageado |
Vem aí o 15º Salão Internacional de Humor de Caratinga
Está programada para o período de 19 a 30 de agosto de 2019, no antigo prédio do Fórum Desembargador Faria e Souza, na Praça Getúlio Vargas, em Caratinga, a realização da 15ª edição do Salão Internacional de Humor, organizado e dirigido pelo cartunista Élcio Danilo Russo Amorim, o Edra, criador do projeto, que será realizado através da Estação Cultural, em parceria com a Prefeitura de Caratinga.
O Salão do Humor, como esclarece Edra, constará de exposição competitiva de charges, cartuns, caricaturas, além de exposições paralelas de artistas que começaram sua trajetória no evento e, hoje, são premiados e reconhecidos mundialmente.
Segundo Edra, as inscrições para os artistas interessados em participar do evento já estão abertas e se estenderão até o dia 31 de julho. Podem concorrer artistas de qualquer nacionalidade, profissionais ou amadores, independente de idade.
O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis pela internet, através do endereço salaodehumordecaratinga.blogspot.com.
O Salão
Sucesso já em sua primeira edição, em 1998, no correr dos anos, o Salão do Humor de Caratinga se consolidou como um dos mais importantes eventos do gênero, apresentando ao público os principais artistas do Brasil e do mundo, com a participação de artistas de mais de 50 países, além de revelar e lançar muitos jovens artistas.
O Salão do Humor é palco para a abordagem dos mais variados temas, como política, meio ambiente, costumes e comportamento, entre tantos outros, possibilitando ao visitante, além do lazer, a oportunidade para reflexão e conscientização.
O evento tem entrada franca e além da atração artística que oferece, fomenta a cultura e estimula o turismo local, sendo um ótimo entretenimento para toda família, de todas as classes, agradando pessoas de todas as idades.
Homenagens
Em cada uma de suas edições o Salão do Humor prestou homenagem a alguma personalidade, entre as quais Ziraldo, Agnaldo Timóteo, Miriam Leitão e Ruy Castro.
Nesta edição o homenageado será Zélio Alves Pinto, irmão de Ziraldo, que será tema de caricatura e será uma exposição paralela dentro da programação do evento.
Como o irmão, Zélio é artista plástico, cartunista, jornalista, ilustrador, artista gráfico e escritor. Considerado o “papa” dos salões de humor no Brasil, Zélio participou da realização do primeiro salão de humor realizado no Brasil, em 1973, e é um dos fundadores do Salão de Humor de Piracicaba (1974), um dos maiores e mais respeitados salões de humor do mundo, onde ele dá o nome aos troféus destinados aos premiados
Fonte: A Semana: 7/julho/2019
Nenhum comentário:
Postar um comentário