quinta-feira, 28 de agosto de 2025

Cartunista Edra Entre os Participantes da Mostra em Homenagem ao Jaguar no Salão de Humor de Piracicaba



 Diário de Caratinga - edição: 28/08/2025


Um dos fundadores do lendário Pasquim e parceiro de Ziraldo, o cartunista carioca morreu no domingo, 24/08, aos 93 anos. 

    O humor gráfico brasileiro perdeu um de seus traços mais marcantes com a morte do cartunista Sérgio de Magalhães Gomes Jaguaribe, o Jaguar, aos 93 anos, no Rio de Janeiro. Em reconhecimento à sua trajetória, o 52º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, que será aberto sábado, 30/08, no Engenho Central, a mostra “Jaguaricaturas – uma Homenagem ao Cartunista Jaguar”, por caricaturistas do Brasil. O espaço busca destacar a relevância do cartunista para a imprensa e para o humor gráfico, reafirmando sua influência como referência de irreverência, crítica social e liberdade de expressão 
     A mostra reunirá uma coletânea de obras de diversos artistas, com caricaturas, cartuns e trabalhos inspirados em Jaguar e em suas criações. Entre eles o artista caratinguense Edra, que além de apresentar uma exposição individual em homenagem aos seus 45 anos de produção de humor gráfico, participa também de mais duas mostras paralelas e da competição competitiva nas categorias charge, caricatura e escultura .
    Criador do jornal O Pasquim juntamente co Sérgio Cabral e Tarso de Castro, em 1969, que contou também desde o início em sua equipe editorial nomes como Ziraldo, Millôr Fernandes, Henfil, Ivan Lessa e Paulo Francis. Jaguar marcou a história da imprensa com uma crítica social ácida, elegante e irreverente. e criou personagens emblemáticos, entre eles Gastão, Bicho Borka e Sig. Sua trajetória atravessou décadas de atuação na imprensa alternativa e em revistas e jornais de grande circulação, sempre com humor refinado e olhar crítico sobre a realidade brasileira. 
     Jaguar tornou-se um dos cartunistas mais importantes do país e deixou o Brasil órfão de uma voz capaz de unir crítica e humor com elegância, inteligência, precisão e ironia. Nascido no Rio de Janeiro em 29 de fevereiro de 1932. Considerado o pai do humor brasileiro engajado, Jaguar teve papel fundamental na gênese do Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Em 1972 e 1973, jornalistas e artistas piracicabanos visitaram a redação de O Pasquim, no Rio de Janeiro, em busca de apoio para viabilizar a mostra de humor gráfico. Jaguar recebeu o grupo, ofereceu seus originais e endossou a iniciativa, que ganharia forma em 1974. 
     Na memória do Salão de Humor de Piracicaba, Assim como os caratinguenses Ziraldo e Zélio, Jaguar é lembrado como alguém que deu uma espécie de bênção à iniciativa, fortalecendo o projeto que se mantém vivo até hoje, considerado o melhor do mundo.

terça-feira, 26 de agosto de 2025

sexta-feira, 22 de agosto de 2025

Edra Terá Exposição em sua Homenagem no 52º Salão Internacional de Humor de Piracicaba



 Exposição será na Biblioteca Municipal "Ricardo Ferraz de Arruda Pinto"


O cartunista celebra os seus 45 anos dedicados ao humor gráfico 


     No dia 30 de agosto será aberta a exposição "Edra, 45 anos de Traços e Ideias", na Biblioteca Pública Municipal “Ricardo Ferraz de Arruda Pinto”. A mostra faz parte da programação do 52º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, considerado o mais importante do mundo.
    Edra começou sua carreira em Brasília no ano de 1980, no Correio Braziliense dando incio a uma trajetória consagrada de relevantes produções e muitas conquistas. Nesta paralela, o cartunista vai apresentar seus trabalhos nas categorias Cartum, Caricatura e História em Quadrinhos e o público terá a oportunidade para fazer um passeio por uma pequena parcela do extenso acervo do artista caratinguense, premiado internacionalmente.      Edra também estará participando da mostra competitiva do evento com trabalhos selecionados nas categorias charge, caricatura e escultura, que será composta por 384 obras de 202 artistas de 22 países, que será aberta ao público no sábado, 30/08, às 19h, no Armazém 14 do Engenho Central. Os trabalhos foram escolhidos pelo júri de seleção entre 2.595 inscrições enviadas por 433 artistas de 47 países. O Salão é uma iniciativa é da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e do Cedhu (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico). O júri de premiação desta edição se reunirá no dia 23/08. Programação completa no link: https://salaointernacionaldehumor.com.br/o-salao/



Diário de Caratinga - edição: 22/08/2025

segunda-feira, 18 de agosto de 2025

Edra, Entre as Personalidades Caratinguenses, nas Festividades de 116 Anos da Escola Princesa Isabel



 

Semana Estadual das Juventudes na Escola Princesa Isabel



    Evento integra o projeto “Resgatando Valores” e mobiliza estudantes, professores e comunidade em atividades que uniram aprendizado, criatividade e solidariedade

     A Escola Estadual Princesa Isabel, em Caratinga, encerrou nesta sexta-feira (15) a Semana Estadual das Juventudes com um desfile de roupas recicláveis que transformou o Espaço de Convivência da unidade em uma passarela de criatividade e consciência ambiental. O evento fez parte do projeto “Resgatando Valores”, que ao longo de toda a semana promoveu ações para fortalecer o vínculo dos alunos com a escola e resgatar estudantes infrequentes. 
    Segundo a diretora Elaine Lucas Barroso Vieira, o objetivo foi criar uma programação festiva e envolvente. “Durante toda a semana, tivemos atividades alegres e diversificadas em todos os turnos. Foi um trabalho pensado para que o estudante sinta seu valor e importância para a escola, ao mesmo tempo em que buscamos aqueles que estavam ‘sumidinhos’. Planejamos cada detalhe com a equipe pedagógica, professores e representantes de turma, para fazer o melhor pelos nossos alunos”, destacou. 
    O professor Noé Comemorável Neto explicou que a proposta começou com a divisão dos estudantes em equipes, cada uma trabalhando um valor como respeito, empatia e humildade. “Eles criaram bandeiras com cores, nomes e referências a personalidades caratinguenses, como Edra, Agnaldo Timóteo, Miriam Leitão, Ziraldo e Marilene Gordinho, em homenagem aos 116 anos da nossa escola. Tivemos jogos interclasse, prova de soletração e, hoje, a culminância com o desfile de roupas recicláveis, que chega à terceira edição”, disse.     Este ano, além das roupas feitas com materiais como CDs, plástico bolha e papel, houve a obrigatoriedade de acessórios e da cor predominante da equipe. “Eles surpreendem a cada edição. Nem nós sabemos como será até o momento da apresentação”, contou Noé. 
     A mobilização também teve caráter solidário. Gabriel Arcanjo, aluno do 3º ano e representante de turma, relatou que a arrecadação de quase 3 mil peças de roupas foi um dos pontos altos. “Junto com a direção, decidimos destinar as doações para a Asadon (Associação de Amparo aos Doentes Mentais São João Batista), para a Cantina Áurea e para a Sociedade São Vicente de Paulo. Foi gratificante ajudar tanta gente e, ao mesmo tempo, trazer para a escola colegas que estavam afastados, por meio de brincadeiras e competições saudáveis”, afirmou. 
    Além de promover integração e criatividade, a Semana Estadual das Juventudes marca um mês especial para o Princesa Isabel. “Em agosto, teremos ainda a Mostra de Ciências e Profissões, e no dia 24, a comemoração dos 116 anos da escola. É um período muito importante para o nosso calendário letivo e para a comunidade escolar”, finalizou a diretora Eliane.